Quatro


Título:  Quatro
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 272

Estrelas: 2/5



Um breve gostinho da história...



Dois anos antes de Beatrice Prior ter feito a sua escolha, o filho de 16 anos do líder dos Abnegados fez o mesmo. A transferência de Tobias para os Intrépidos é a última oportunidade para um recomeço. Na nova fação não será conhecido pelo nome que os pais lhe deram, pois não permitirá que o medo o reduza a uma criatura indefesa.

Agora conhecido como "Quatro", Tobias depressa descobre que os Intrépidos foram a opção certa. No entanto, a Iniciação é apenas o começo, pois Quatro terá de conquistar o seu lugar na hierarquia da nova fação. As suas decisões afetarão futuros Iniciados, além de deixarem a descoberto segredos que poderão ameaçar o seu próprio futuro - e o futuro de todo o sistema de fações.

Dois anos depois, Quatro quer intervir, mas hesita no caminho a seguir. A primeira pessoa a saltar para a rede pode mudar tudo. Com ela, a solução para mudar o mundo pode tornar-se mais clara. Com ela, ser simplesmente Tobias volta a ser uma possibilidade.


Senta que lá vem a resenha....

Foi bem difícil pra mim ler este livro.
Primeiro que pra quem acompanhou a história toda é muito chato ler um livro e meio que já saber o final dele.
Principalmente quando você detesta o final da série, como foi o que aconteceu comigo.
Mas enfim, tinha que terminar de ler a série e pra isso tinha que passar por QUATRO.
O que me deixou mais entediada a respeito do livro, é que ao contrário do que a autora quis passar criando esse livro, o Quatro(ou Tobias, como queriam) nunca foi, pelo menos pra mim, um personagem que ainda tivesse algo a ser desvendado. Pois apesar da história de Divergente ser escrita sob a visão da Tris, o Quatro sempre esteve presente de uma forma clara sob a perspectiva  dela.
Até por que, quando o Quatro resolveu confiar na Tris, ele foi extremamente honesto e transparente com ela. Impedindo assim que houvesse qualquer duvida sobre ele.
Mas vamos a história.
No começo desta história temos uma Tobias totalmente diferente do Quatro.
Ele é medroso, inseguro, sentimental, que segue todas regras de um pai sádico, e que vive se escondendo do resto da sociedade por causa do pai.
Nesse livro o Tobias explica mais sobre as agressões que sofreu do pai, e mostra um Marcus que eu descreveria como LOUCAMENTE BIPOLAR.
Esse é o primeiro motivo para você ler esse livro.
Pra que você possa entender de fato de onde surgiu todo o medo que ele tinha de Marcus.
Ver na integra todo o sofrimento que ele passou e se conectar de fato com o personagem.
Ao conhecer esse Tobias, podemos ver que o primeiro ato que ele tomou por sua conta e risco foi no dia da cerimônia de escolha quando ele escolheu Audácia.
Aliás, se você como eu tinha curiosidade de saber qual foi a reação de Marcus quanto a isso tudo e como foi todo esse dia, esse ficará sendo segundo motivo pra ler o livro.
Depois, temos todo o processo da iniciação de Quatro na audácia(e na história).
Nessa parte vemos todo o crescimento de Tobias e a mudança dele para Quatro.
Descobrimos também como ele descobriu sobre o que a Erudição estava tramando.
E é claro, temos o reencontro dele como a mãe.
Esse eu deixo como terceiro motivo pra ler esse livro.
E por ultimo temos a aparição de Tris na história.
Não existem muitas cenas com eles dois juntos, e isso me deixou muito desapontada, mas tem algumas cenas que não apareceram nos outros livros e por isso vale a pena destacar esse como o quarto motivo pra ler o livro.
Porém eu dei 2 estrelas para o livro porque como eu já tinha dito no começo dessa resenha, o Quatro não precisava de uma  história própria para ser desvendado, por que pra mim ele sempre foi um personagem muito claro.
As suas motivações eram bem claras.Mesmo sendo vistas pela perspectiva da Tris.
Mas já que o livro foi escrito, eu esperava que a autora revelasse pelo menos, o motivo das agressões que o Tobias sofria do Marcus, mas tudo que deu pra notar foi que elas não tinham fundamento algum.
Outra coisa que me desapontou foi o motivo que fez a Evelyn partir e deixar o Tobias com o pai louco.
Em todo livro o Tobias esta se esforçando para se tornar alguém mais forte, que não possa ser mais alguém fácil de amedrontar.
Ele não quer nada além disso. Quer apenas o respeito das pessoas e se isolar delas. Então isso deixa o livro bem maçante as vezes.
Eu dei graças a Deus quando a Tris apareceu no livro lá pela página cento e oitenta e poucos. Por que pelo menos assim ele se soltou um pouco.
Mas senti muita falta das cenas deles dois juntos, pois queria vê-las na perspectiva do Quatro.
Na verdade existe muito pouco sobre os dois nesse livro.
Mas pra quem ainda tinha duvidas a respeito dos sentimentos do Quatro quanto a Tris ou a quaisquer outras coisas, dê uma olhada nesse livro e entenda.

Comentários

Mais Visitadas

A fera em Mim

A Rainha Vermelha