Título:  O Orfanato da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares
Autor: Ransom Riggs
Editora: LeYa
Páginas: 336
Estrelas: 3/5


Um breve gostinho da história:

O livro narra a história de Abraham Portman e Jacob Portman, avô e neto.
Desde muito novo Jacob escutava do seu avô histórias fantasiosas sobre o passado dele.
Passado esse, que foi vivenciado em uma época de muito sofrimento e muita guerra em uma ilha isolada.
Nas histórias, Abraham contava ao neto que viveu nesta ilha em um orfanato repleto de crianças que tinham dons especiais e que esse orfanato estava aos cuidados de uma ave. Contava também que quem morava nessa ilha nunca envelhecia e que eles estava presos nessa ilha para ficar à salvo de monstros terríveis que tentavam capturá-los e mata-los.

"Toda vez que ele os descrevia, acrescentava algum novo detalha assustador: fediam como lixo podre; eram invisíveis, exceto por suas sombras; tinhas tentáculos retorcidos escondidos na boca que podiam se projetar em um instante e puxar você para dentro de suas mandíbulas poderosas"

É claro que conforme Jacob vai crescendo ele começa a não acreditar mais nas histórias fantasiosas do avó, mas Abraham acredita tanto em suas histórias que Jacob considera que seu avô está ficando senil e começa a se afastar dele.
Até que finalmente um dia ele recebe uma ligação de seu avô, onde ele está desesperado e questiona sobre a chave do seu quarto de armas. Diz que precisa da chave pois os monstros o encontraram e querem matá-lo.
Considerando que esse seja um surto psicótico do avô, Jacob vai ao seu encontro em sua casa. E quando chega lá o encontra morto no quintal com uma série de cortes em seu corpo. E logo depois ele levanta os olhos até a escuridão e vê o monstro de olhos que nadavam em líquido escuro, com trincheiras peludas de carne negra como carvão penduradas sobre sua estrutura encurvada.
A boca do monstro se abre em sua direção de forma grotesca e libera uma massa de línguas compridas como enguias.
Será que todos os delírios de seu avô eram reais?
E se sim, será que é possível que Jacob escape antes de ter o mesmo fim que seu avô? 





Senta que lá vem a resenha...

Quando li as primeiras páginas do livro eu fiquei entediada.
As histórias do vovô Portman eram fantasiosas demais. 
Às vezes me pareciam sem nenhum sentido. E o livro não desenvolvia nenhuma cena envolvente para que prendesse minha atenção a ele.
Jacob era um personagem morno demais. Suas atitudes não pareciam de uma garoto de sua idade. Na verdade quando comecei a ler como estava sua vida nos dias atuais, ele mais parecia um senhor de meia idade que não está satisfeito com o rumo que sua vida tomou.
A primeira frase do livro é: " Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum."
Pelo amor de Deus, que crise existencial é essa!!!!
Já o "Vovô Portman" é tão crédulo em tudo que conta para o Jacob nas suas famosas histórias, que as vezes ele parece uma criança super empolgada pra mostrar o brinquedo novo que ganhou.
Mas sabe o que me fez não abandonar o livro?
As reviravoltas que esse livro da.
Vi Jacob ganhar vida e se tornar como seu avó quando ele conhece Emma.
E que menina madura, devo dizer.
Gosto da Emma e dos outros peculiares nesse livro, porque eles não querem ser e nem se acham tipo os "super-heróis do pedaço, ele só querem ser normais.
Eles nasceram com a peculiaridade, não escolheram por isso. 
Por causa da peculiaridade, eles perderam muitas coisas, principalmente o direito de ser eles mesmos e seguir sua própria vida.
Estão sempre tendo que se esconder, seja dos acólitos ou dos humanos.
Isso é triste não é?

"Hoje em dia cada vez menos pessoas acreditam nessas coisas. Fadas, duendes, e toda essa bobagem. Por isso as pessoas comuns não fazem mais tanta força para nos descobrir. Isso torna nossa vida muito mais fácil. Histórias de fantasmas e casas velhas assustadoras também foram muito uteis para nós. Apesar de não aparentemente no seu caso"

Mas, esse livro também tem seu toque de romance. 
O romance puro que cresce entre Emma e Jacob é bem fofo de se ler.
Emma está ferida, e tem medo de se apaixonar e ser abandonada outra vez. Mas será que Jacob teria coragem de abandoná-la?

"Então nos beijamos. E enormidade do fato de nossos lábios se tocarem, nossas línguas se comprimirem uma contra a outra e de minha mão envolver seu rosto branco e perfeito repeliam quaisquer pensamentos de certo ou errado, ou de devo ou não devo, ou qualquer memória do motivo que me fizera, para começar, segui-la até ali."

Também temos um pouco de aventura o fim do livro quando eles "perdem" a amada senhora Peregrine e correm o risco de se desintegrarem se não a tiverem de volta.
Não vou dar Spoiller, leiam pra entender! kkkkk

Mas tenho que admitir que muita das vezes você pensa que vai acontecer algo e na verdade não acontece nada.
Mas quando estamos quase no fim do livro tem uma das cenas mais fantásticas que eu já li.
A cena retrata um diálogo entre Jacob e seu "terapeuta".
Eu fiquei arrepiada de verdade porque eu consegui visualizar a cena ocorrendo bem diante dos meus olhos.
Mas pra entender por que a cena é tão arrepiante você tem que saber de fato quem é esse terapeuta.(Segredos e mais segredos rs)
Essa foi a melhor parte do livro na minha opinião.
A partir daí temos história de verdade no livro. Temos suspense,ação... O livro virá uma corrida contra o tempo pra salvara a si e aos outros.
De fato o fim desse livro faz você ficar empolgadíssimo pra ler o próximo.
Eu recomendo sim o livro. Não se deixem abalar pelo inicio dele, pois o final faz a leitura valer a pena.    

Comentários

Mais Visitadas

Quatro

A fera em Mim

A Rainha Vermelha